Sites Grátis no Comunidades.net



Total de visitas: 12445
Noticias




SÃO PAULO - Pelo menos 11 pessoas foram presas, entre eles três menores, e oito pessoas ficaram feridas durante a apresentação do grupo de rap Racionais Mc´s nesta madrugada na Praça da Sé, região central de São Paulo. O evento integrou a agenda da Virada Cultural, mas o show começou com duas horas de atraso e contou com pelo menos 10 mil pessoas.

Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria Estadual de Segurança Pública de São Paulo, por volta das 12 horas os presos ainda estavam sendo ouvidos. Pelo menos três policiais militares e outros cinco espectadores deram entrada em hospitais naquela área após confronto entre o público e a PM. As lojas Americanas e Casas Bahia, em ruas próximas à Praça da Sé, foram saqueadas.



Um dos soldados inclusive teria sido agredido com uma garrafada, dando início à confusão. O 1º Distrito Policial da Sé registrou diversas ocorrências na região, entre eles desacato à autoridade, furto, tentativa de furto, danos ao patrimônio, um carro queimado e outro depredado. Também foram depredadas oito viaturas da PM, uma da GCM e um carro de imprensa .




Policiais militares tiveram de usar balas de borracha e bombas de gás lacrimogênio para tentar conter a confusão. Durante o confronto, houve pânico entre as pessoas. Para a PM, no entanto, o incidente foi gerado por incitação do próprio conjunto de rap. Ruas nas imediações da Praça da Sé também sofreram com a ação dos vândalos.

De acordo com o tenente Jackson, que comandou a ação da Polícia Militar, os vândalos iniciaram o conflito. Uma banca de jornal na Praça da Sé, banheiros químicos e instalações do Metrô foram depredados. Um apartamento e estabelecimentos comerciais foram invadidos e vários imóveis, pichados.




Quebra-quebra durante o show
Por volta das 4h30 da madrugada, a Praça da Sé e as ruas em volta se transformaram em um verdadeiro campo de batalha entre policiais e o público presente para acompanhar o show. De acordo com a Polícia Militar, os policiais tiveram que agir para conter atos de vandalismo.

Por volta das 5 horas, Mano Brown tentou apaziguar a confusão que se iniciava, mas, sem sucesso, foi obrigado a parar o show. A área vip e até mesmo o palco foram invadidos. A Força Tática do 11º Batalhão da PM chegou ao local às 5h15.



A demora para que o grupo subisse ao palco chegou a revoltar os presentes. Mas a confusão maior se iniciou quando um grupo de jovens começou a pichar prédios da Praça da Sé. A polícia tentou conter algumas vezes, mas, sem sucesso, entrou no meio da multidão, deu tiros, às vezes de borracha, outros não, e lançou bombas de efeito moral. Os presentes revidaram, jogando garrafas, pedras e, até mesmo, atirando.

"Show dos Racionais é assim, sempre acontece alguma coisa, mas tudo acaba bem", disse uma moradora do Aricanduva, que viajou uma hora e meia para ver o grupo, antes da confusão maior tomar conta do local.



O público se dispersou pelas ruas em volta da Praça da Sé, onde também ocorreram confrontos. O show do grupo durou menos de meia hora. A violência assustou a todos e a praça foi tomada pela fumaça das bombas de gás lacrimogêneo.